Campanha do Agasalho já atendeu mais de 900 pessoas, mas falta de doações preocupa. Saiba como ajudar

Denzel Valiente

Campanha do Agasalho já atendeu mais de 900 pessoas, mas falta de doações preocupa. Saiba como ajudar
já são mais de 17 mil peças arrecadas nesta edição. Foto: Marcelo Oliveira (Arquivo Diário)

A Campanha do Agasalho deste ano já beneficiou mais de 910 pessoas em Santa Maria. Em três semanas, a ação se aproxima do mesmo número alcançado em 2021, quando foram atendidas cerca de 1,6 mil pessoas. Ao todo, já são mais de 17 mil peças arrecadadas nesta edição. Mas a grande procura acende o alerta na prefeitura. Conforme o secretário de Desenvolvimento, João Chagas, as doações precisam ser reforçadas:

– As doações têm se mantido, mas não têm acompanhado esse excesso de demanda. A grande dificuldade que a gente tem é de roupas mais pesadas. O que nós sempre pedimos para a população é para que, neste momento, a gente esteja doando roupas para o inverno. Não roupas e calçados de verão, mas que as doações sejam de agasalhos para essa época.

Em 2021, foram 64,4 mil peças arrecadadas. Neste ano, a expectativa da prefeitura é de que o número de doações chegue a 90 mil itens.

Acadêmicos da UFN criam campanha para arrecadar agasalhos e material escolar às crianças da Escola Celina de Moraes

O que é importante doar?

A reportagem do Diário esteve no Centro Desportivo Municipal (CDM), local onde as peças estão sendo distribuídas, nesta quarta-feira (15), e constatou o baixo estoque de roupas de inverno. Conforme explica o secretário, metade das 900 pessoas atendidas não consegue cobertores.

As peças de inverno são a maior necessidade da Campanha do Agasalho. E, neste ano, houve um aumento, também, da procura por roupas para crianças.

É importante doar:

Artigos de inverno, como agasalhos, cobertores e sapatos fechados e em bom estado de conservaçãoTodos os itens devem estar lavados e embalados em sacos plásticos

Não é necessário doar:

Roupas de verão, roupas íntimas, de festa e sapatos de salto alto não ajudam quem precisa se aquecer no inverno

Onde posso entregar as peças?

São 40 pontos de arrecadação distribuídos por toda Santa Maria. A central de coleta, triagem e distribuição está no CDM. Conforme o secretário João Chaves, os recebimentos no local são realizados de segunda a sexta-feira. A campanha depende de mais doações para passar a fazer a distribuição descentralizada nos bairros.

Pontos de coleta:

Centro Desportivo Municipal (CDM)Centro Administrativo Municipal (Prefeitura)Rede VivoMonet Plaza ShoppingCâmara de Dirigentes LojistasAssociação dos Professores da Universidade Federal de Santa Maria (Apusm)Avacon Administradora de CondomíniosImobiliária CancianUniversidade Franciscana (UFN)Restaurante EntreveroVida CardRoyal Plaza ShoppingAssociação Motociclística Gaudérios do AsfaltoBanco de AlimentosUniversidade Federal de Santa Maria (UFSM)Oral SimLumenkSulcleanGrupo VoalleSafira ModasFaculdade Metodista de Santa Maria (Fames)Faculdade Palotina (Fapas)Faculdade de Direito de Santa Maria (Fadisma)Clube Recreativo DoresTotemLojas SafiraLilica e TigorAssociação dos Transportadores Urbanos (ATU)Shopping Praça NovaRedemaqCentro ÓpticoElegância Center ShopFaculdade de Ciências Jurídicas de Santa Maria (Unism)Mekal Química Panvel FarmáciasDavant Odontologia e ImplantesSistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (SICOOB)Cross Life DoresCasa Lar Ambientes

Prefeitura começa distribuição de itens da Campanha do Agasalho 2022

Como posso receber os agasalhos?

A entrega dos donativos a quem precisa ocorre no Pavilhão B do Centro Desportivo Municipal, nas segundas, quartas e sextas-feiras, das 8h ao meio dia. No local, as pessoas devem preencher um cadastro e, depois, podem ficar durante 10 minutos no pavilhão para escolher até sete peças de inverno e dois pares de calçado por pessoa. 

Além disso, só é permitida a entrada de uma pessoa por família. A mesma pessoa poderá voltar ao Pavilhão B para buscar mais itens, mas só será liberada a entrada a cada 15 dias.

Campanha do Agasalho e Patrulha da Solidaridade recebem doações para atender famílias em vulnerabilidade

Conforme o secretário de Desenvolvimento Social, João Chaves, nos próximos dias, a campanha deve ser descentralizada, buscando abranger moradores de outros bairros, que não conseguem chegar ao CDM.

– Nós ainda não conseguimos ir até as comunidades. A nossa ideia é descentralizar para atendermos o maior número de pessoas . Até agora, já atendemos a Região Oeste no Dia do Meio Ambiente, quando levamos o varal solidário. No momento em que a gente tiver os agasalhos, nós vamos estender até as comunidades para atender esses públicos.

Denzel Valiente, [email protected]

Leia todas as notícias

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Veja a programação de Corpus Christi na Região Central Anterior

Veja a programação de Corpus Christi na Região Central

12ª Feira do Doces da Medianeira vai até domingo Próximo

12ª Feira do Doces da Medianeira vai até domingo

Geral